quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Pão de Ló de Ovos Moles

  
   Comecei a comer pão de ló não há muito tempo. Sei lá, há uns cinco ou seis anos. Achava um bolo um seco e sem graça. Claro que me refiro ao Pão de Ló de Margaride, a tão conhecida "regueifa de pão de ló" da zona norte de Portugal. Em casa, os meus pais gostavam muito de o comer com queijo da serra ou então regado com um pouco de espumante. Mesmo assim não me cativava. Já não me lembro bem como ou porquê, um dia apareceu lá por casa um pão de ló, mas diferente do habitual. Disse-me a minha mãe que era um Pão de Ló de Alfeizerão. Resolvi experimentar...a medo, mas lá experimentei. Não é que adorei! Não era nada seco e ainda vinha acompanhado de uma cremosidade fantástica. Pareciam ovos moles. Humm, um verdadeiro manjar dos Deuses. Daí muitas pessoas se referirem a este tipo de pão de ló como o de ovos moles. A partir deste dia, o meu palato ficou mais recetivo ao pão de ló e hoje em dia até gosto do de Margaride, se bem que não pode ser muito seco. Hoje trago-vos o mais "molhadinho", como diz uma amiga minha, o de Margaride fica para um outro dia. 
   Experimentei várias receitas, mas esta é definitivamente a que gosto mais. Foi-me dada num Workshop que fiz com receitas de Natal no Restaurante Quarentae4.
 
 
Pão de Ló de Ovos Moles

 
 
Ingredientes:
 
  • 3 ovos
  • 9 gemas
  • 185 gr de açúcar branco
  • 75 gr de farinha sem fermento
  • 1/2 vagem de baunilha (facultativo)
  • 2 folhas de papel de almaço

 
Modo de preparação:
 
 
   Colocar num recipiente os ovos, as gemas e as sementes de baunilha. Com a ajuda de uma batedeira elétrica, bater durante 20 minutos, até obter um creme bem fofo e esbranquiçado. De seguida envolver a farinha previamente peneirada. 

 
Forrar uma forma de 23 cm com papel de almaço. Verter o preparado para a forma e levar ao forno pré-aquecido a 150 graus, cerca de 20 minutos. Findo este tempo retirar do forno.

 
 
Dica: costumo fazer o pão de ló numa forma de aro amovível, assim quando o retiro do forno, removo logo o aro para evitar que o calor residual continue a cozer o pão de ló. O ideal é fazer o pão de ló no dia anterior, fica mais apurado, mais cremoso.
Para acompanhamento vai bem um queijo da serra, misturado com algumas nozes. Fica delicioso!!
 
   Esta receita não é rápida, mas não é de todo nada trabalhosa ou complicada, vale mesmo a pena experimentar.
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário