quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O meu Doce de Ábóbora

   Adoro o outono!! As cores, a temperatura, as folhas a cair, a chuva a cair...humm! Essa dispenso!! De qualquer forma adoro a maioria das coisas que vem nesta estação. as castanhas, os dióspiros, os marmelos, romãs e tudo mais. Falando em marmelo, falamos em marmelada e geleia. É sem dúvida alguma a altura dos doces, compotas e geleias. A que vos trago hoje é um clássico de todas as casas e de todas as avós. Há receitas que se passam de geração em geração. Esta é a minha versão...e não tem muitos anos! Acho que a comecei a fazer há uns 5 anos atrás.
 
 
Doce de Abóbora
 
 
 
Ingredientes:
  • 1 Kg de abóbora "Menina"
  • 1/2 kg de açúcar amarelo
  • 3 paus de canela
  • vidrado* de uma laranja
Modo de preparação:
 
 
   Descasque a abóbora e corte-a aos cubos. Numa panela coloque os cubos de abóbora, o açúcar, a canela e o vidrado de laranja.
 
 
   Deixe levantar fervura e reduza para lume brando, deixando ferver lentamente até que a abóbora se desfaça (cerca de 1 hora a 1 hora e meia).
 
 
 
  Depois de pronta coloque em frascos de vidro, devidamente desinfetados.   
 
 
   Acompanhado de um bom requeijão, este doce faz o maior sucesso!! De qualquer forma vai sempre bem com uma tostinha ou uma bolachinha de água e sal.
 
 
*Vidrado de laranja: não é nada mais que a casca da laranja SEM a parte branca.
 
Dica:
  • Ao cortar a abóbora os cubos devem ter a mesma dimensão, para que a cozedura seja feita uniformemente.
  • Para tornar este doce mais rico pode adicionar nozes ou amêndoas picadas, fica delicioso.
  • Uma boa forma de desinfetar os frascos é fervê-los cerca de 10 minutos, não esquecendo de ferver também as tampas, retirando-os da água apenas quando os for utilizar.   
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário