segunda-feira, 11 de maio de 2015

Bolo de maçã...da minha infância.

   Ainda me lembro quando a minha mãe faz este bolo. Lambia a taça e sentia o sabor do limão, na massa ainda crua. Depois de cozido adorava comer a parte de cima do bolo, a que tinha maçã, bem doce, coberta de geleia. Já nem me lembrava de fazer este bolo. Não fosse a minha comadre ter falado num bolo de maçã, em que estava com dificuldade em ter a receita. Aquelas que são de família e não se passam a ninguém (não percebo bem o porquê!). Por isso Marta, esta é para ti, não tenho problemas em partilhar esta receita contigo e com os outros que a ela podem ter acesso. Até porque estava num livro de receitas da minha mãe, daqueles velhinhos, já com uma boa data de anos. 

Bolo de Maçã




Ingredientes:


  • 150 gr de açúcar
  • 100 gr de manteiga
  • 250 gr de farinha
  • 4 ovos
  • 1 c. chá de fermento em pó
  • 1 c. café de sumo de limão
  • raspa de um limão
  • 2 maçãs
  • geleia de marmelo



Modo de preparação:

   Separe as gemas das claras. Bata a manteiga com as gemas e açúcar até obter um creme fofo. Adicione a raspa de limão e o sumo, misturando bem. 

   À parte, bata as claras em castelo e junte-as ao preparado nateiro, alternadamente com  farinha e o fermento, previdente peneirados e misturados.

   Entretanto, descasque as maçãs, retirando o caroço e cortando-as em em oitos gomos. 



  Unte uma forma com manteiga, deite dentro o preparado, coloque por cima os gomos de maçã e leve a ao forno pré aquecido a 180 graus, durante cerca de 40 minutos. 



  Depois de pronto retire do forno, desenforme e pincele as maças ainda quentes com o doce ou a geleia.  





Dicas: 


  • Utilizei uma forma de buraco, mas pode utilizar a que desejar. 
  • Como alternativa à geleia de marmelo, pode utilizar doce de morango ou polvilhar o bolo com canela em pó. 
  • Não esquecer de vigiar o tempo de cozedura, o tempo apresentado serve apenas de orientação. Nada como espetar o palito, funciona sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário