segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Molotof...para quem aprecia!

   Adoro o Natal, mas se há coisa que não ligo muito é aos doces tradicionais desta época. Os fritos enjoam-me, os bolos são demasiado pesados e massudos e é tudo mais do mesmo! Daí não ter feito nenhum post com receitas de Natal. Mas podemos sempre variar e fazer alguns doces que fiquem bem numa Ceia de Natal. Em época de festas todos os doces são bem vindos. Uns adequam-se mais do que outros. O Molotof parece-me encaixar bem na quadra natalícia. Tem a vantagem de não ser frito, mantém a mesma aquela tonalidade dourada típica da época e claro, a parte negativa, muitas calorias. É adorado por uns, odiado por outros, como é o meu caso. Não consigo ver interesse nenhum neste doce. É a minha opinião. No entanto como cá em cas, todos gostam, lá foi ele parar à nossa ceia. Tem o seu quê na sua elaboração! Tem tanto de simples, mas no entanto nem sempre o resultado é o melhor. E digo-vos, pode acontecer a qualquer um. Conclusão, é muito fácil de fazer, desde que se tenham em atenção alguns detalhes.
 
 
Molotof
 
 
 
Ingredientes:
  •  
  • 7 claras
  • 7 c. de sopa de açúcar
  • caramelo liquido q.b. (opcional)
 
   Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha, reserve. Num recipiente, comece a bater as claras em castelo, quando começarem a ficar relativamente presas vá adicionando as colheres de açúcar, e continue a bater até obter um merengue brilhante. Por fim adicione o caramelo liquido a gosto. Coloque o merengue na forma e leve ao forno durante 7 minutos, a cozer em banho-maria. Nem mais, nem menos. Desligue o forno e esqueça o Molotof. Só vai sair do forno, quando este já estiver frio. 
Como cobertura do Molotof utilizei ovos moles.
 
Dicas: 
  • O Molotof é muito sensível. Qualquer corrente de ar o pode arruinar e como resultado obtemos uma bolacha pouco saborosa e com uma consistência estranha. Em momento algum abra o forno, quer seja durante o momento que está a cozer, que seja depois de cozido e enquanto o forno ainda está quente. Muito importante é não esquecer de colocar o Molotof a cozer em banho -maria, ou seja, num tabuleiro com água. 
  • Aqui nesta variação adicionei caramelo, no entanto podem adicionar chocolate, groselha, raspas de laranja e o mesmo se passa com a cobertura, podem fazer um Molotof com raspas de laranja e com cobertura de chocolate..as conjugações ficam ao vosso critério. 
  • As claras devem sere frescas e estarem á temperatura ambiente.
 
     
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário