quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Panna cotta com coulis de Morango

Estou em falha! Eu sei! Não tenho estado muito presente, mas o mês de dezembro é caótico. Já não bastava o Natal e passagem do ano, como também tenho mais três aniversários cá em casa. O problema é mesmo a escrita, porque experiências na cozinha, tenho tido muitas.
Como já devem ter tido oportunidade de reparar, eu sou mais chocolate. Durante um determinado intervalo de tempo da minha vida, tudo rolava à volta do chocolate. No entanto, com a passagem dos anos, tenho vindo a refinar o meu gosto e alarguei o meus gostos a outros sabores, permitindo desta forma, vivenciar novas experiências na cozinha. Um bom exemplo disso é o morango. Gosto, mas não sou fanática. Nada como uma boa sobremesa para nos fazer mudar de ideias. Como é caso desta. Desde a primeira vez que provei, fiquei fã! E só pensava, como é que consegui não comer sobremesas com morango durante tanto tempo!? Foi só isso e quando comi pela primeira vez o gelado de morango da Santini. WOW!!! Adorei!! E foi assim que há dois anos comecei a comer gelado de morango. A conversa já vai longa! Vamos ao que interessa, a panna cotta.
 
Panna Cotta com coulis de Morango
      

 
 
Ingredientes:

Para a panna cotta:
 
  • 600 ml de natas frescas
  • 50 gr de açúcar
  • 3 folhas de gelatina
  • 1 vagem de baunilha
Para coulis:
 
  • 250 gr morangos
  • 75 gr de açúcar

 
Modo de preparação:
 
Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água, escorra-as e reserve. Num recipiente, leve ao lume brando as natas juntamente com o açúcar e as sementes de baunilha, mexendo sempre durante cerca de 5 a 6 minutos, sem que a mistura levante fervura. Adicione as folhas de gelatina previamente demolhadas e mexa até que se dissolvam. Verta a mistura para uma forma pequena e leve ao frigorífico, no mínimo por 10 horas.  
 
Prepare o coulis, levando ao lume os morangos, devidamente lavados e cortados. Deixe-os ferver em lume brando cerca de 3 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. De seguida passe este preparado com a varinha mágica, até obter um puré. Se optar por um molho mais fino e homogéneo, passe o puré por um passador fino. Reserve o coulis até que arrefeça completamente.  
 
Depois de pronta a panna cotta, desenforme e regue com o coulis de morango.
 

 
 
Adoro esta sobremesa!
 
Dica:
 
Ao adicionar as sementes de baunilha, a panna cotta vai ficar salpicada de pontinhos pretos. pode minimizar o problema passando o preparado por um passador fino. Se mesmo assim não gostar de ver, pode substituir as sementes por extrato de baunilha ou então não colocar este aroma na panna cotta.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário