quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vamos festejar o Dia do Bolo com sabor a côco

   Fui surpreendida logo pela manhã com esta notícia. Nada como ouvir a    Rádio Comercial pela manhã para estar a par de todas as festividades e dias temáticos. Não sabia, mas é mais um que passa para a minha agenda. Uma coisa vos prometo, para ano vou festeja-lo com “pompa e circunstância”. Confesso que hoje não tive muito tempo para me dedicar às lides do forno, tinha muita coisa em mente, mas não tinha tempo para as concretizar...vai daí, fiz mais uma vez um retorno à minha infância e fiz um bolo de côco. Sim, tão simples como isso! Em miúda era um dos bolos preferidos(o outro era o de ananás, acho que já vos disse). Como é óbvio, os meus miúdos também gostaram. Um bolo focinho e húmido...difícil de resistir!

Bolo de Côco da minha Mãe




Ingredientes:


  • 4 ovos
  • o peso dos ovos em açúcar
  • o peso dos ovos em farinha
  • 4 c. sopa de manteiga à temperatura ambiente
  • 4 c. sopa de leite
  • 6 c. sopa de côco ralado
  • côco ralado q.b. 

Modo de preparação:

   Pré-aqueça o forno a 180 graus. Num recipiente bata o açúcar com a manteiga até obter um creme. Separe as gemas das claras. De seguida misture as gemas ao ao creme de manteiga batendo bem. Adicione o côco ralado e o leite e continue a bater. Depois adicione a farinha. Num outro recipiente, bata as clara em castelo e envolva-as no preparado anterior com o cuidado de não bater muito a massa. 
Verta a massa para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. 



   Leve ao forno pré-aquecido durante 28 minutos. Depois de cozido retire do forno e reserve.



   Aqueça uma chávena de leite leite, adoçada com 4 colheres de sopa de açúcar e regue o bolo ainda quente. Por último, polvilhe com côco ralado. 





   Agora prove uma fatia, vai ver que não se arrepende...


Dicas:

  • Ao adicionar as claras, não bater muito a massa, apenas envolver.
  • Regue bem o bolo, pois é deste forma que o vai tornar mais húmido. 
  • Pode também cobrir o bolo com cobertura de chocolate...o chocolate vai bem com tudo, não é?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário