quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pudim de Leite Condensado

   Devo confessar que não sou fã da maioria das sobremesas tradicionais, no entanto há uma outra que vou comendo. Gosto de Pão de Ló de Alfeizerão, de Azevias, Sonhos,  Leite creme, Toucinho do Céu, Pudim Abade Priscos e ... de momento me lembro de mais nenhuma que goste. Em miúda nem doces comia. Ainda me lembro que em qualquer festa que ia, lá estava um pão de ló Margaride, um Bolo de Ananás (muito em voga na altura) e pudim, este último nunca faltava. Lembro-me que comer pudim pela primeira vez há 3 ou 4 anos atrás. E qual não fui o meu espanto que pela primeira vez gostei. Era pudim Flan, mas tinha um sabor diferente...foi então que me disseram, pudim de leite condensado! E é o que vos trago hoje, a receita de pudim de leite condensado, uma das versões que tenho de um dos livros da Nestlé.
 
Pudim de Leite Condensado



 
 
Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 litro de leite
  • 3 ovos
  • 2 gemas
  • caramelo líquido* q.b.

Modo de preparação:

   Misture numa tigela o leite condensado, o leite, os ovos e as gemas até que fiquem bem ligados. Deite na forma previamente caramelizada. Leve a cozer em banho-maria, em forno médio, aproximadamente durante 1 hora e 30 minutos, ou cozinhe em panela de pressão durante 20 minutos. Depois de cozido, desenforme.



Dica: se cozinhar no forno, utilize uma travessa com de 3 cm de água. Se cozinhar na panela de pressão é necessário utilizar uma forma de alumínio com tampa.
 
 
* Eu, normalmente, utilizo caramelo líquido de compra, no entanto podem sempre fazer o caramelo. Para isso, basta espalhar uma chávena de chá de açúcar numa caçarola e leve ao lume brando, deixando derreter suavemente. Quando estiver dourado, junte meia chávena de chá de água quente e mexa. Deixe ferver 4 a 5 minutos. Retire e caramelize a forma de pudim.   
 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário